segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Aniversário do Tanque do Governo - 72 Anos de Existência

Fatos e Fotos que Fizeram a História de Esperança

Foto do Antigo Reservatório de Água 16 de Agosto

Cópia da Ata de Inauguração do Reservatório 16 de Agosto

Na data de hoje, 15 de agosto de 2016, completa 72 anos da inauguração do primeiro reservatório de água de Esperança, construído na gestão do Interventor Federal Dr. Ruy Carneiro, no ano de 1944.

Esta foi uma das solenidades cívicas mais importantes do município de Esperança, dada a necessidade urgente de abastecimento de água do município, justamente depois de 19 anos de sua emancipação política.

Segundo o que descreve a Ata, documento exposto acima, era gestor municipal, depois da emancipação politica, Dr. Sebastião Vital Duarte, em cuja solenidade esteve presente o interventor do Estado, Dr. Ruy Carneiro e demais auxiliares diretos do governo estadual.

Como se vê na foto acima, Esperança sempre foi carente de abastecimento de água, denotando-se uma imensa quantidade de pessoas, especificamente mulheres, com latas para encherem e abastecerem as suas casas. Deve-se salientar que aquele reservatório que ficou apelidado de "Tanque do Governo", segurou todos os esperancenses durante anos seguidos.

O Tanque era dotado de Chafaris, para facilitar a coleta de água, que era cristalina, fina e doce.

A ata acima foi redigida pelo Secretário da Prefeitura Municipal, o Sr. Severino de Alcântara Tôrres, que era conhecedor de  um bom português, cuja redação era impecável. Um detalhe interessante que observamos na Ata: O dia da Inauguração foi em 15 de agosto de 1944 e nome oficial do Reservatório é "Reservatório 16 de Agosto".

Como ainda Esperança é carente de água, aquele tanque abastece diversas casas onde se situam ao redor daquele monumento.