domingo, 14 de fevereiro de 2016

O Lajedo do Araçá - Testemunha Viva da Nossa História.

Fatos e Fotos que fazem a História de Esperança.
 Foto do Lajedo da Capelinha com a Visão Longínqua da Tôrre da Capela.
 Foto do Lajedo Escurecido pela Ação Tempo
Foto do Tanque do Araçá.

Eis uma parte da história de Esperança, viva, muda, silente, que através dos tempos serve de testemunha de inúmeros fatos da nossa cidade. É oportuno dizer e repetir uma antiga frase do dito popular: Ah, se essas pedras falassem!

Aquele lajedo tem presença milenar na nossa terra. Viu Esperança nascer. É uma testemunha ocular. Serviu de inspiração a Manoel Rodrigues de Oliveira, para a edificação da Capelinha de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Depois daquele fato, quantas promessas foram cumpridas por pessoas de Esperança e dos mais distantes recantos do nosso município, pessoas aquelas que, de joelhos, pediram a realização dos mais diversos sonhos e, outras, que, também, ajoelhadas, compareceram para agradecer as graças alcançadas.

Esse foi apenas um aspecto religioso da história. Existiram fatos românticos que rolaram naquele lajedo. Encontro de casais apaixonados que, no refúgio daquele solo seco, tiveram oportunidade de  fazer nascer um grande amor, um casamento, uma história de amorosa.

Um outro aspecto da utilidade social daquele histórico monumento; O Tanque do Araçá constituído de águas cristalinas descidas daquele lajedo, que, mansamente, deslizavam por sobre as pedras nas frias noites de inverno. A população inteira festejava com alegria a beleza e o encanto das águas límpidas desaguando no saudoso Açude Banabuiê. Hoje, contamos a história, por que vivenciamos aquele fato. Vale apena relembrar.