quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Julio Ribeiro da Silva - Primeiro Prefeito Eleito de Esperança.

Fatos e Fotos da História de Esperança

 Foto do Prefeito Julio Ribeiro da Silva - 1º Prefeito Eleito de Esperança.

Foto do Edifício da Prefeitura de Esperança (Edificado em 1937)

Como sabemos, o município de Esperança foi emancipado no ano de 1925. Porém, as primeira campanha eleitoral, para a eleição do primeiro prefeito eleito diretamente pelo povo foi no ano de 1947, vinte e dois anos após a emancipação e, dez anos depois da inauguração do edifício, sede da administração municipal, como se vê na foto acima.

Não se tem noticia de fatos concretos da campanha eleitoral, como sejam: Cores de bandeiras, propaganda eleitoral, em fim, regulamento legal de candidaturas e tempo de duração da campanha eleitoral.

Pesquisando junto ao TRE-PB sobre histórico de eleições municipais na Paraíba, não há registro de eleições anteriores no nosso município. Daí,conclui-se que, todos os prefeito que assumiram a administração municipal de Esperança foram nomeados pela interventoria federal do Estado.

Nas eleições municipais de Esperança, no ano de 1947, foram candidatos os cidadãos Julio Ribeiro da Silva e Elias Barbosa Monteiro, como candidatos a prefeito e vice-prefeito respectivamente, Severiano Pereira da Costa e Antonio Nicolau da Costa, a prefeito e vice-prefeito, respetivamente. O primeiro, foi candidato pelo partido da UDN (União Democrática Nacional) e, o segundo, pelo PSD (Partido Social Democrático), tendo sido eleito o Sr. Julio Ribeiro da Silva, com 1.282 (Um mil e duzentos e oitenta e dois) votos e o seu vice-prefeito, com 1.274 votos, representando 50,29% do eleitorado do eleitorado que compareceu às urnas. O segundo candidato obteve 1.267 votos, representando 49,71% do eleitorado votante.

Naquela época, o nosso município tinha 2.522 eleitores. Com a chapa eleita, foram também eleitos os seguintes vereadores: José Firmino dos Santos, pela UDN, com 279 votos. Eustáquio Luiz de Aquino, com 254 votos; Severino Felix da Costa com 216 votos; Fausto de Almeida Souto, com 167 votos; Severino Pedro da Silva, com 164 votos. Eram cinco eleitos que iriam compor a primeira Câmara de Vereadores de Esperança. 

Dentre os candidatos a vereador não eleitos, foram as seguintes pessoas: Manoel Luiz Pereira, Francisco Bezerra da Silva, Manoel Rodrigues de Oliveira, Severino Alcântara Torres, João Cândido da Costa, Euclides Bezerra Cavalcanti, Sebastião Ataíde Neto, Sebastião Victor Guimarães e José Valdez do Nascimento.

A gestão do Sr. Julio Ribeiro da Silva compreendeu o período de 1.947 a 1.951. (Dados do TRE-PB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário