terça-feira, 29 de setembro de 2015

Uma Recordação Cinquentenária - O Pé de Manga do Antigo Ginásio Diocesano de Esperança.

Fatos e fotos que Fizeram a História de Esperança
 Foto Recente para Recordar os Velhos e Bons Tempos do Antigo Ginásio Diocesano
Uma Recordação Cinquentenária - O Pé de Manga do Antigo Ginásio Diocesano.

O pé de manga plantado na lateral direita do antigo Ginásio Diocesano de Esperança foi testemunhas de nossas brincadeiras, de nossas meninices, nos idos anos das décadas de 50 e 60. Estamos nas duas fotos acima, eu, José Edison Rodrigues (Peinha), do meu lado direito e, do meu lado esquerdo, Eliomar Rodrigues, (Cem), ambos, filhos de seu Tutu.

O encontro foi marcado por telefone, concretizado no mês de agosto próximo passado. Tivemos as maiores recordações das salas de aula, do campo de pelada, da cantina, do salão nobre e do velho pé de manga, ainda resistindo ao tempo.

Fizemos questão de tirarmos as duas fotos,em duas dimensões,com o intuito de visualizar melhor o pé de manga,que por sinal, está florando.

Naqueles dias que não voltam nunca mais,aos domingos à tarde,comíamos manga quente e verde, a pelada era o dia inteiro, com bola de borracha, pé descalço. Uma pelada terminava e começava outra, de imediato. Não tinha descanso, nem brigava, nem havia violência. Ao término de cada pelada, "Liga",vendedor de picolé caseiro, estava lá a tarde toda esperando os sedentos craques pra vender picolé de coco, abacaxi e maracujá.

Não havia desigualdade, todos eram quase da mesma idade,16,17,18 anos. os craques eram sempre os mesmos, eu, Tida de Pedro Taveira, Dudé, Cem, Edmilson do carteiro, Damião, João Cabelo de Fogo,e tantos outros que não lembro mais.

A pelada no Colégio e o matinê do  cinema de Titico eram as únicas diversões domingueiras. Agora só recordações, nada mais.