quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Ir à Praia de Tambaú - Uma Gostosa Aventura


Fatos e fotos que Fizeram a História de Esperança
 Foto de Esperancenses na Praia de Tambaú - década de 70

 Estudantes na Praia de Tambaú - década de 60
Turma de Jovens Esperancenses na Praia de Tambaú - Década de 60


Ir à Praia era um sucesso e uma gostosa aventura para os jovens de Esperança. Sempre nos finais de ano, de férias escolares, período pós festa da padroeira, todo esforço era pouco para tão gostoso passeio.

Vemos na primeira foto, acima, cidadãos comerciantes de Esperança se organizavam para um dia de domingo na Praia. A Praia não seria outra, mas, Tambaú, a principal, a mais convidativa, a mais romântica e mais gostosa.

A segunda foto, eramos estudantes, na mesma Praia, juntamente com uma grande turma que fretava uma rural, ou o ônibus da Passos. Acordávamos de madrugada,para chegarmos às 10 horas do dia naquele sol causticante.

A terceira foto, uma turma de jovens também se organizava, não apenas para o banho de mar, mas para uma boa pelada na beira-mar . Nessa foto estão João Grangeiro, Ailson Costa, Sony, Zé leiteiro, Odaildo Taveira, Zazá e Berto Anizio e outros. Era década de 60, a época em que a Praia de Tambaú não tinha edificios residenciais. Orestaurante Elite Bar era a grande atração daquela Praia. 

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Os Carnavais de Esperança - Saudosa Memória

Fatos e Fotos que Fizeram a História de Esperança

 Grupo de Cidadãos Esperancenses Bricando o Carnaval - década de 60
 Baile de Carnaval no Clube CAOBE - década de 80 
 Bloco das Lias na Década de 80
Grupo de Moças Esperancenses- Massa Real - Década de 80


                                 O povo esperancense sempre teve um espírito festivo, principalmente, quando se tratava de carnaval. Nenhuma das festas tradicionais da cidade era ruim, todas eram imbuídas de animação, de êxito e de participação da sociedade, com os aplausos do povão.

                                 Nas décadas de 50 e 60, os carnavais eram muito animados, recebendo visitantes de outras cidades vizinhas, como sejam: Areial, Montadas, Remígio, Areia, Campina Grande, para assistirem, no domingo de carnaval, à tarde, os desfiles de escolas de samba, grupos de batucada (charanga ou bagode), bloco dos índios, bloco "Bom Por Que Pode" organizado por "Novo", Escola de Samba Última Hora organizada por "Luziete", sem se falar no "CORSO' que era o desfile de automóveis da cidade, lotados de foliões.

                         Com o passar do tempo, foram inovando o carnaval, quando, na década de 80, surgiram outros grupos carnavalescos, a exemplo do grupo de rapazes "OS BORÓS e o grupo de moças denominado "MASSA REAL" que abrilhantou o carnaval de rua de Esperança. Entre outros grupos animadores daqueles carnavais, surgiu o "BLOCO DAS LIAS',que persiste até hoje, formados por rapazes vestidos de roupas  femininas.

                                 Na primeira foto acima, década de 60, os cidadãos da nossa sociedade gostavam de cair na folia, fazendo o "MELA-MELA" todos, muito a vontade desfilando nas ruas da cidade, todos melados de pó, Naquele Bloco, posso mencionar algumas figuras esperancenses, como sejam: Francisco Braga, Matias Grangeiro, João Augusto, Israel de Lucena (Agaí), Eliziário Costa, Zé Delgado, Tacisio Câmara, Lapada e outros.  

                                  Hoje, o carnaval esperancense arrasta milhões de jovens, levados por um Trio Eletrico, circulando pelas principais ruas da cidade. Não se tem mais, a participação da elite, com grupos organizados, nem bailes de carnaval. Apenas resta a lembrança de gostosos carnavais, para quem viveu aquelas épocas.                                   

                                        

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Dona Adalgisa Sobreira - A Primeira Tesoureira da Prefeitura de Esperança



Fatos e Fotos que Fizeram a História de Esperança
 Foto de dona Adalgisa de Luna Sobreira - Primeira Tesoureira da Prefeitura de Esperança
Foto de Ronaldo de Luna Sobreira - Filho de dona Adalgisa de Luna Sobreira

Mãe e filho. Esperancenses que viveram em sua terra natal e tiveram que partir para outras plagas, com o fim de se realizarem profissionalmente ou adquirir estabilidade funcional em outras atividades.

A foto acima nos lembra a primeira tesoureira oficial da Prefeitura de Esperança, nomeada na gestão administrativa de Dr. Sebastião Vital Duarte, no início da década de 40. Dona Adalgisa era uma pessoa bastante conhecida durante o tempo em que viveu em Esperança. Criou a primeira escola de datilografia da cidade, formando inúmeras pessoas da nossa sociedade, quando, naquela época, quem não tivesse um diploma de datilografia não podia conseguir um emprego. O curso de datilografia, nas décadas de 40, 50 e 60 era tão importante quanto ter curso de informática, hoje. A escola tinha a seguinte razão social: "Escola de Datilografia Nossa Senhora do Bom Conselho" , talvez, por devoção à padroeira da cidade, Entre as suas alunas,segundo a narração de seu filho, figurava dona Maria Duarte, Bebé de Abraão, seu irmão, Reginaldo Barbosa, Elba Coelho e Maria Jarina,

Dona Aldagisa era casada com o filho do então Prefeito Dr. Sebastião Vital Duarte, o sr. José Vital Duarte, comerciante há muitos anos em Esperança, na época em que meu pai também era comerciante. Eram contemporâneos.

A segunda foto acima é o seu filho Ronaldo de Luna Sobreira, meu contemporâneo de momentos maravilhosos de nossa juventude, na década de 60. Era a época de ouro de nossas vidas, em Esperança. Naldo, como chamávamos intimamente, como tantas outras pessoas de nossa cidade, teve que acompanhar sua mãe, depois de mais de 35 anos como servidora no nossa município. Naldo está na melhor idade, como eu, aposentado, vivendo os bons momentos de sua vida junto aos seus.