segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Teotonio Cerqueira da Rocha - Primeiro Promotor de Esperança


Fatos e Fotos que Fizeram a História de Esperança
 Foto de Teotonio Cerqueira da Rocha


Termo de Posse de Teotonio Cerqueira da Rocha
Primeiro Promotor de Esperança.

Teotonio Cerqueira da Rocha não era esperancense, filho de Rio Grande do Norte. Seus pais, riograndenses do norte, eram Auxenio Josaphat da Rocha e Dona vulpiana coelho Cerqueira Rocha. Particpou intensamente da vida social de esperança, presenciando os fatos mais importantes do nosso municipio. Nasceu no ano de 1887, quando esperança ainda não existia como municipio independente.
No dia 29 de novembro de 1929, quando contava 42 anos de idade, assumiu a promotoria adjunta deste municipio, época em que Esperança ainda nao era comarca, era Termo da Comarca de Areia e pertencia ao muncipio de Alagoa Nova. Aquele ato de posse e compromisso do cargo que estava assumindo, aconteceu na residencia do Dr. Orlando de Castro Pereira Tejo, Juiz Municipal deste Termo (Comarca de Areia), cujo cargo teve a nomeação do então Presidente do Estado da Paraiba, Dr. João Pessoa Cavalcante de Albuquerque, por Decreto de nº 1.608,  de 18 de novembro do ano de 1.929, como se vê do documento acima.

Seu Teotônio Rocha era casado com Dona Lidia Fernandes, então diretora do Grupo Escolar Irineu Jofilly, desta cidade de Esperança, em primeiras núpcias. Enviuvou e continuou tendo a mesma vida social intensa, participando de todas festividades sociais de Esperança.

Algum tempo depois, conheceu Dona Maria de Lourdes Rocha, com quem casou e dessa união conjugal teve dois filhos: Temar Cerqueira da Rocha e Teotonio Cerqueira da Rocha Filho.

Durante sua intensa vida social, por ser muito querido no seio social esperancense, gozando de grande conceito como cidadão estabilizado neste muncípio, era convidado para marcar quadrilhas juninas, em todos as épocas de festas de São João. Participava das festividades sociais no antigo Esperança Clube. 
Era proprietário de dois imóveis, o residencial e um comercial, onde funcionava a antiga Coletoria Estadual, na Av. Manoel Rodrigues de Oliveira e, como espaço de lazer, comprou uma propriedade de terras,com trinta hectares, localizado na região de Lagoa Verde de nosso Municipio.

Seu Teotonio faleceu no dia 07 de agosto de 1967, aos 80 anos de idade.