quinta-feira, 24 de abril de 2014

Everaldo Cavalcante - O Cid Moreira de Esperança

Fatos e Fotos que Fizeram a Historia de Esperança
 

                                                   Ontem                 e                 Hoje

 
Everaldo Cavalcante, o Cid Moreira de Esperança, no dizer do meu amigo João Cleido, em Belo Horizonte, ao comentar fatos da historia de Esperança, quando de uma postagem por mim realizada, ultimamente, no face. Esperança tem filhos importantes em outras plagas, que desenvolveram seus talentos, por força da necessidade de sobrevivência, outros, pela prática de atividades intelectuais, mesmo sem graduação, e, ainda, outros, exercendo profissão, à base da vivência.
 
O Cine São Francisco, o primeiro cinema de nossa cidade, surgido na década de 40, de propriedade de Francisco Celestino da Silva (Seu Titico), como era conhecido, dispunha de um sistema de serviço sonoro de auto-falante (antiga difusora), como parte do entretenimento daquela casa, que não era apenas cinema, mas casa de grandes apresentações, espetáculos de grandes artistas de renome nacional. Pois bem, o sistema de difusora deu oportunidade a alguns vocacionados de se desenvolverem como radialistas, locutores e sonoplastas, entre eles, o homenageado acima, Benito Leal, saudosa memória, Salathiel Coelho, um dos mais famosos sonoplastas da Televisão Brasileira, hoje, vivendo em São Paulo.
 
Aqui, no nosso meio, Everaldo Cavalcante se destacou como locutor daquela casa de apresentações artísticas, sendo por vários anos, não apenas locutor, mas, animador de palanques políticos, apresentador de grandes artistas, como sejam: Orlando Silva, Dalva de Oliveira, Claudia Barroso, Silvinho, Núbia Lafayete, Augusto Calheiros, Alcides Gerardi e outros que não passam pela memória, neste momento.
 
As duas fotos acima nos fazem reconhecer o homenageado em plena juventude, no ano de 1956, jovem, idealista, bom timbre de voz. Na outra foto, o Everaldo octogenário, aposentado como funcionário publico estadual, residindo ainda em Esperança, dono de um bom acervo musical em disco de vinil, em que, nos faz lembrar o passado, quando o encontramos em sua residência, exibindo as relíquias musicais daquela época.


2 comentários:

  1. Gostaria de agradecer a homenagem acima e informar, com pesar, o falecimento no dia 10 de Outubro, próximo passado, de meu pai SALATIEL FIRMINO COELHO, esperancence orgulhoso, filho de Antônio Firmino Bastos e Maria Amélia Coelho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mara Bine, boa tarde. Recebí o seu comentário, quando da publicação sobre Everaldo Cavalcante, muito amigo e contemporâneo de Salatiel em Esperança. Gostaria de publicar mais alguma coisa sobre seu pai, meu primo, no blog Revivendo Esperança PB. Abraço.

      Excluir