terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Aniversário do Estádio José Ramalho - 57 Anos de Existência

Fatos que Fizeram a Historia de Esperança

                                           
                                                           (Estadio José Ramalho - 57 Anos)


(Time do America no Dia da Inauguração do Estádio)



                                     ESTADIO JOSÉ RAMALHO DA COSTA – 57 ANOS DE VIDA.

Era um dia de domingo ensolarado, 22 de janeiro de 1957, há justamente 57 anos, o desportista e dinâmico empresário José Ramalho da Costa, entregava à comunidade esperancense, o Estádio que recebe o seu nome. Esperança, nesse dia, viveu a maior festa esportiva de toda a sua história. Era a inauguração do Estádio José Ramalho da Costa.
Fôra um sonho que se realizara naquela tarde dominical, em que toda a população fazia questão de participar, pobres e ricos. As cores do América Futebol Clube brilharam mais intensamente. Era a abertura de um cenário, em que o nosso querido América entrava para a história do mundo esportivo nacional.
O convidado especial, para a festa inesquecível foi a Equipe do Treze Futebol Clube, um time de renome nacional, principalmente, em todo o Nordeste brasileiro. Os grandes astros do futebol paraibano pisavam o solo daquele Estádio, não apenas para fazer a inauguração de uma praça esportiva, mas prestigiar o América e os seus jogadores da época. Posso citar alguns nomes que vestiram a camisa alvirubra, naquela tarde: Manoelzinho era o goleiro, Edmilson Nicolau e Griu eram zagueiros, Mafia também fazia parte da zaga, Neude o meia-esquerda, grande driblador, Gilvan, o centro-avante mais veloz na redondeza, tinha habilidade com os dois pés, Pindoba, Zé de Zuca, Adauto Brasileiro e Biu Wilson e Pretinho, tendo ainda jogadores de outras equipes da Paraiba, convidados para reforçar o América. Todos jogavam por amor à camisa. Antes do ponta-pé inicial a entrega de flâmulas e a execução do Hino Nacional, com a presença da Banda Filarmonica de Campina Grande.
À noite, o jantar oferecido à comitiva do Treze e o Baile no Esperança Clube com a sua orquestra, destacando-se o grande saxofonista Zé Boneca.
O encanto da festa fez todos os esperancenses esquecerem a derrota para o Treze por 5x0. Todos sabiam da superioridade da equipe trezeana. O que valia era festa, a inauguração do Estádio, assistir à apresentação do Treze com o seu elenco de grandes jogadores. 57 anos se passaram. O América seguiu a sua trilha de time de futebol amador, fazendo suas apresentações, sempre aos domingos à tarde. Parabéns ao América, um dos poucos times da Paraiba que possui Estádio próprio.





Nenhum comentário:

Postar um comentário