quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Dona Hilda e sua Vivencia com os Jovens de Esperança


Fotos de Dona Hilda Batista na Melhor Idade e na Plenitude de Sua Juventude 
Foto da Escola de Cantos Mista Organizada por Dona Hilda


                     Era um período que compreendia o final da década de 50 e meados da década de 60. Momentos em que a juventude de Esperança vivia a agradável e saudável vida social, sem violencia social e moral, sem a perturbação originada pelo uso de drogas.

                     No seio da juventude esperancense, existia uma pleiade de rapazes e moças com talento musical, tanto como músicos, tanto como cantores, o que ainda persiste no nosso meio, essa sublime vocação.

                    Dona Hilda tinha o dom de reconhecer em cada jovem o seu talento musical ou artístico e convocava-o para o grupo de sua escola de cantos. Vale salientar que a escola cantorum tinha a primazia de aprimorar cantos religiosos, fazendo suas vezes no coral da Igreja. Dona Hilda deixou a sua marca, como organizadora de festas sociais e de grupos de jovens. Fica aqui o registro, como resgate de um fato inesquecível da nossa sociedade.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

A José Ramalho a mais Justa Homenagem

                     Homenagem a José Ramalho da Costa e ao América Futebol Clube de Esperança
                     Quase ninguém soube, quase ninguém viu essa significativa homenagem ao esportista José Ramalho da Costa e ao América de Esperança. Não se pode falar sobre José Ramalho da Costa, sem que também se fale do América de Esperança e seus fundadores. 

                     O Clube Filatélico Maçônico do Distrito Federal prestou a mais justa homenagem a essa entidade futebolística, no ano de 2004, quando o América completara 59 anos de sua fundação. No próximo dia 12 de outubro do corrente ano o América aniversariará, marcando os seus 61 anos de existência.

                           Não se comenta nada a respeito do América, a estas alturas, no que tange às homenagens merecidas, pela sua historia, pelo seu passado glorioso, pelo esforço pessoal de seus fundadores e pelo empreendedorismo de José Ramalho. Poucos daqueles fundadores continuam no nosso convívio, como sejam: Edmilson Nicolau, Gril, Pretinho e João Augusto. Por incrível que pareça. a confeção da estampilha foi a última homenagem oficial ao querido América de Esperança, há nove anos.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

O Sonho da Casa de Saude e Maternidade São Francisco de Assis

 Foto da Inauguração da Casa de Saude e Maternidade de Esperança - Década de 60

                                            A Casa de Saude e Maternidade de Esperança (foto atual)

                              A Maternidade de Esperança foi um sonho da população que se ressentia da ausencia de assitência médica em todo o município. Basta dizer que as senhoras grávidas, às vésperas do parto, teriam que correr num jipe fretado, para a cidade de Areia ou para Alagoa Grande, correndo risco de perder o bebê, por causa da distancia e das condições péssimas da estrada. Muitas vezes, algumas delas deram à luz o seu filho, dentro do carro.

                             Daí, a grande necessidade e urgência de se ter em Esperança uma casa de saude que atendesse às necessidades mais prementes da população, principalmente, a população mais carente. Padre Palmeira, com  o seu dinamismo, procurou motivar, esclarecer e mobilizar os esperancenses, em seus sermões, sempre aos domingos, na Santa Missa, no sentido de adquirir junto aos poderes públicos, um terreno urbano, para a construção de uma casa de saude.

                            O padre encabeçou a campanha, convocou o prefeito e o deputado da terra, para angariar recursos junto ao governo do Estado. A prefeitura dou o terreno e ajudou com material e mão de obra. A população começou a fazer doações, ricos e pobres, todos queriam ver a obra concluída.

                             Foi no final da década de 50, para o inicio da década de 60. Finalmente, a obra estava pronta. A foto acima registrou a comitiva das autoridades, chegando à Casa de Saude e Maternidade São Francisco de Assis, para fazer a abertura solene de tão importante obra. O governador Pedro Gondim, o Secretario de Viação e Obras Públicas, o deputado estadual da nossa cidade e o prefeito municipal, como demais autoridades e a população em peso, prestigiando a maior obra social realizada em Esperança.

                            A direção daquela Casa de Saude ficou a cargo do padre e as irmãs holandesas(freiras)
 com a ajuda de recursos vindos da Holanda, começaram a atender a população. O Padre foi embora da cidade, na condição de Bispo, na década de 80. A casa de Saude ficou a mercê da malícia e descaso dos políticos, sofrendo as agruras da politicagem improdutiva.