quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

A Biblioteca Pública Municipal Dr. Samuel Duarte


Fatos e Fotos que Fazem a História de Esperança
Foto de Parte do Acervo da Biblioteca Pública Municipal de Esperança

                           A Biblioteca Pública Municipal de Esperança, hoje, tem um acervo cultural importante. A Biblioteca continua aumentando o seu acervo com volumes e coleções de obras conhecidas nacionalmente.

                           Dentro do acervo cultural e histórico da biblioteca encontramos  a coleção dos jornais "AUNIÃO', jornal diário oficial do governo do Estado da Paraiba, coleção essa inédita, que serve de fonte de pesquisa para estudantes e escritores, jornalistas e historiadores que buscarem fotos e fatos da Historia da Paraiba, coleção selecionada, a partir do ano de 1.925, data da emancipação do nosso municipio.

                          A Biblioteca, atualmente, está informatizada, oferecendo a oportunidade aos estudantes de nível médio e superior, para pesquisarem os mais diversos temas da ciencia, da cultura, da literatura e do esporte mundiais.

                          A nossa Biblioteca já existe desde os primórdios da nossa emancipação politica municipal, tendo como uma das mais antigas bibliotecárias, Maria Nazaré Cunha - Naza - ainda residindo em nossa cidade. A Biblioteca foi denominada de Biblioteca Pública Dr.Samuel Duarte, por Lei Municipal de nº 099 de 05 de setembro de 1963, ato esse sancionado pelo então prefeito Arlindo Carolino Delgado.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

A Casa de Manoel Rodrigues e o Cinema - Um ponto de Atração para a Cidade.


Fatos e Fotos que Fizeram a História de Esperança
 Foto da Década de 60 - O Cinema - Ponto de Encontro e de Fotos
Foto da Década de 60 - Imponência dos Dois Prédios - A Casa de Manoel Rodrigues e o Cinema


                               A elegancia e a Imponencia dos prédios do centro da cidade de Esperança, a antiga residencia do ex-prefeito Manoel Rodrigues de Oliveira e o novo cinema da cidade - Cine São José.

                               O Cinema, como um novo prédio e uma nova atração para os esperancenses da década de sessenta, servia de ponto de encontro para os namorados, os jovens registrarem fotos. Era para nós um ponto turístico. Todos os jovens queriam fotografá-lo e fotografar-se.

                                Na primeira foto, em preto e branco, jovens que, hoje, são cidadãos idosos: Da esquerda para a direita, Babil -  In Memoriam - José Alves - Chico Lima - Assis de Dona Maria Raquel, irmão da professora Lízias e seu Dedim. Essa foto era, com certeza, num dia de domingo, pois, só o domingo era escolhido como dia ideal para passear pelas ruas da cidade e tirar fotos.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

A Feira Livre de Esperança, Uma das Mais Importantes do Brejo e Agreste Paraibanos


Fatos e Fotos que Fizeram a História de Esperança
Parte da Feira Livre que passou a se realizar em frente ao Estadio José Ramalho

                               A feira livre de Esperança, uma das mais frequentadas do Agreste e do Brejo paraibanos, tendo sua tradição na variedade de produtos agrícolas, carnes, cereais, frutas, legumes e roupas.

                               A feira sempre fez com que o comercio da cidade fosse um dos mais desenvolvidos da região, de janeiro a dezembro, sempre afluiu pessoas de outras cidades vizinhas, sendo um feira livre que começa na sexta feira, encerrando-se no sábado, ao anoitecer. A feira é famosa pela boa qualidade das carnes bovinas, caprinas e suinas. A feira aumenta o seu movimento comercial nos tempos de festas de fim de ano. 

                              Às Quartas Feiras, ainda temos uma pequena feira tradicional, ocupando as duas ruas proximas ao Mercado Central da cidade.

                             

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

CAOBE - Idéia dos Sapateiros de Esperança


Fatos e Fotos que Fizeram a História de Esperança
Foto da Década de 50

Foto da segunda metade da década de 60 - Nequinho, Chiquinho, Joca Cassiano, Nino Pereira Pedro Batista e um comerciante que nos falha a memória. Na filha da frente: João Augusto Zé Beque, Michelo, Titico do Cinema e outro cidadão que não lembramos o seu nome.

Vemos na foto acima uma das fase da diretoria do CAOBE -Foto da Década de 60
Da esquerda para a direita: Ademar Ferreira, Rafael (Gato) Lírio (Severino Batista Monteiro), Gril (Edson Delgado) e Chico de Pitiu (Francisco Claudio de Lima)


                              Centro Artístico Operário e Beneficente de Esperança (CAOBE)- Década de 50. Foi a idéia dos sapateiros de Esperança, liderada por um deles, Michelo, (Antonio Roque dos Santos), saudosa memória.
                              Na foto acima, vemos a primeira sede do CAOBE, situada na antiga Praça da Bandeira, hoje, Praça José Pessoa, com a participação de crianças, filhas de operários, pois, o CAOBE nasceu com o objetivo de ser um centro de acolhimento, de lazer, com cunho educativo, onde os filhos e as familias dos operários, sapateiros, pudessem ter um ambiente, de encontro e de vida social.

                               Com o decorrer do tempo Michelo idealizou a sede própria, com a ajuda de seus sócios e os poderes públicos da época.

                               Por fim, a nova sede do Centro Artístico e Beneficente foi edificada e inaugurada no inicio da década 60, no local onde ainda hoje existe. 

A Escola Paroquial Já Tem Memória


Fatos e Fotos que fizeram a História de Esperança
Foto de Uma Turma Concluinte da Escola Paroquial - Esperança - 1989.

                               A Escola Paroquial, em Esperança, hoje, já tem uma historia, para toda a comunidade e para os pipolhos que por alí passaram. Era uma Escolinha para acolher crianças de Jardim de Infância e a fase de ensino fundamental, antigo primário. Agora é um Educandário que avançou, evoluiu, acompanhou os métodos atualizados. O Instituto dispõe de um prédio bem instalado, onde funciou o antigo Ginásio Diocesano, para servir a comunidade esperancense.

                               A foto acima é uma amostragem de quantos pequeninos estudaram lá. Crianças do passado, senhoras e mães de família, hoje. Vê-se espelhada no rosto de cada uma das crianças, a felicidade da conclusão e da despedida da fase do ensino fundamental (primário). A despedida da Escolinha e a confraternização, acredito ser inesquecível para aquela turma. Era o ano de 1989 - 4a. série do ensino fundamental. Dentre os concluintes, estão presentes na foto: Kamila, Andresa, Sabrina, Suzana, Paula, Andressa, Glaucio, Luciana, Carmem, Fabrícia, Giuseph, Guilherme, Leonardo, Priscila, e ao centro, Polyana e Patrício, tendo como professoras Eunice Ferreira e Da Luz. 

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

A Associação das Amigas do Lar de Esperança - Cinquentenária

Fatos e Fotos que Fizeram a Historia de Esperança

 Foto do Prédio da Associação das Amigas do Lar de Esperança
 Foto de diversas sócias da Associação das Amigas do Lar
Foto da Socias Fundadoras da Associação das Amigas do Lar

                               Associação das Amigas do Lar de Esperança, 50 anos de existencia. Fundada no dia 29 de março de 1963, tendo como fundadora a respeitável pessoa de Dona Antonieta Alcoforado, a primeira pessoa na ultima foto, da esquerda para a direita, ladeada, dentre elas, Dona Jacy Braga, Dona Adelia, Socorro Celestino e Dona Zinha Mangueira.

                               Hoje, a referida Associação tem como presidente, Inácia Celestino, uma da sócias fundadoras, que até a presente data, lidera o grupo e mantém viva a chama da tão querida Associação neste municipio.

                               A Associação das Amigas do Lar, situada no centro da cidade de Esperança, vem suportando as maiores dificuldades para a sua subsistencia. Essa Associação foi e ainda é responsavel por inúmeras festas sociais, das quais, posso mencionar, como frequentador daquela entidade, a apresentação de Ivanildo do Sax de Ouro, por mais de uma vez, inclusive fazendo lançamento de um dos seus discos. De parabens está a Associação das Amigas do Lar de Esperança, pelo seu êxito e pelo cinquentenário de vida nesta sociedade.