quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

CAOBE - Idéia dos Sapateiros de Esperança


Fatos e Fotos que Fizeram a História de Esperança
Foto da Década de 50

Foto da segunda metade da década de 60 - Nequinho, Chiquinho, Joca Cassiano, Nino Pereira Pedro Batista e um comerciante que nos falha a memória. Na filha da frente: João Augusto Zé Beque, Michelo, Titico do Cinema e outro cidadão que não lembramos o seu nome.

Vemos na foto acima uma das fase da diretoria do CAOBE -Foto da Década de 60
Da esquerda para a direita: Ademar Ferreira, Rafael (Gato) Lírio (Severino Batista Monteiro), Gril (Edson Delgado) e Chico de Pitiu (Francisco Claudio de Lima)


                              Centro Artístico Operário e Beneficente de Esperança (CAOBE)- Década de 50. Foi a idéia dos sapateiros de Esperança, liderada por um deles, Michelo, (Antonio Roque dos Santos), saudosa memória.
                              Na foto acima, vemos a primeira sede do CAOBE, situada na antiga Praça da Bandeira, hoje, Praça José Pessoa, com a participação de crianças, filhas de operários, pois, o CAOBE nasceu com o objetivo de ser um centro de acolhimento, de lazer, com cunho educativo, onde os filhos e as familias dos operários, sapateiros, pudessem ter um ambiente, de encontro e de vida social.

                               Com o decorrer do tempo Michelo idealizou a sede própria, com a ajuda de seus sócios e os poderes públicos da época.

                               Por fim, a nova sede do Centro Artístico e Beneficente foi edificada e inaugurada no inicio da década 60, no local onde ainda hoje existe. 

Um comentário:

  1. A primeira sede do CAOBE, local onde cheguei a estudar com as professôras dona Noca saudosa memória e Dilma, após a construção da nova sede onde está localizado até o os dias de hoje, a escola passou a funcionar na nova sede, lembranças de criança.

    ResponderExcluir