segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Família Cândido Costa - Uma das Tradicionais deste Municipio


Fatos e Fotos que Fizeram a História de Esperança
Família Cândido Costa - Uma das Mais Tradicionais de Esperança

                              O municipio de Esperança sempre teve como base da sociedade as suas famílias tradicionais que representaram o sustentáculo da cidade, com as mais variadas atividades, principalmente no comercio local.

                              A família Cândido Costa, na foto acima, representa, desde os primórdios do nosso município, uma das maiores famílias, em quantidade de membros, em qualidade social e intelectual.

                              Ao centro da foto, destacamos como representante intelectual da família, a pessoa de Dr. Silvino Olavo da Costa, coinhecidíssimo no seio esperancense, como advogado, poeta e intelectual.

                              Dr. Silvino Olavo foi homenageado com a denominação de uma das ruas centrais da cidade, a rua Dr. Silvino Olavo, antes rua Banabuiê.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Dona Nevinha - Antes de Tudo uma Grande Artista


Fatos e Fotos que Fizeram a História de Esperança
Dona Maria das Neves Cunha (Dona Nevinha)

                                        Dona Nevinha de seu Dorgival, como era popularmente conhecida em Esperança. Esposa do ex-vereador Dorgival Costa, comerciante, um dos fundadores da Maçonaria em Esperança.
                                         Dona Nevinha era uma grande artista, antes de ser uma artesã. Fazia tudo com a imaginação e o dom que Deus lhe deu. A sua arte estava nas mãos. Mulher de prendas incomparáveis. Transformava o nada em tudo, em tudo belo, bem feito, harmonioso, sutil, aproximando-se da perfeição.

                                        Gostava de fazer todos os anos a exposição de sua obra de arte plástica, artesanal. Isso compreendia tudo, culinária, costura, pintura, bonecas, cartões, quadros, utensílios domésticos e uma infinidade de objetos que sempre guardava em sua casa, sem fazer publicação. Era verdadeiramente uma professora de artes, talvez melhor do que o que vemos na televisão. Dona Nevinha faleceu quase no anonimato. Nada, hoje, existe em sua homenagem, lamentavelmente!

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Cartão de Natal - Uma Mensagem - Uma Lembrança

Fatos e Fotos que Fizeram a História de Esperança
Cartão de Natal - Uma Mensagem - Uma Lembrança


                                        O Natal, através dos séculos e séculos, sempre nos trouxe uma mensagem de de amor e de paz. Fato lembrado por meio de cartões de natal, com as mais diversas mensagens e criatividade infinita. Sempre foi a expressão de afeição a outra pessoa a que se dirigia o cartão de natal.

                                       O Cartão de Natal não deixava de ser também a oportunidade que muitas pessoas aproveitavam para fazer a aproximação, o calor humano e a afetividade, por amor, por amizade.

                                       Com a modernidade e os novos meios sociais de comunicação, o cartão de natal deixou, praticamente, de existir. Ninguém quer mais usar o cartão, para desejar felicidades no natal e properidade no ano novo que se aproxima. O certo é que o cartão de natal deu lugar à internet, ao celular e finalmente, aos meios eletrônicos de comunicação. Muita gente ainda guarda em seus arquivos as inesquecíveis mensagens de natal recebidas por meio do correio.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Família Andrade, Colaboradora do Desenvolvimento Economico de Esperança


Fatos e Fotos que Fizeram a História de Esperança
 Foto do Casamento do Casal Pedro Lourenço e Carminha Barbosa (1.962)
 Mais Uma Foto do Casal - Casamento em 1.962 
Foto Atual do Patriarca Pedro Lourenço - 50 Anos Depois

                                    A Familia Andrade, uma das maiores familias deste municipio, em número de membros, compreendendo irmãos, filhos e netos. Pedro José de Andrade ( Pedro Lourenço), pertencente à família Lourenço de Andrade, é o único membro da família que se destaca entre os treze filhos de uma família de homens e mulheres que contribuiram para o desenvolvimento de Esperança.

                                    Pedro Lourenço como é conhecido, saido da zona rural para a cidade, introduziu suas atividades negociais, no comércio de bebidas, sendo, hoje, um dos mais antigos comerciantes desta cidade de Esperança. Venceu no comercio, educou uma família no proprio comercio. Todos os filhos se dedicam ao comercio. É verdadeiramente uma familia tradicional, tradição do comercio e do trabalho.

                                  Pedro e Carminha, como são popularmente conhecidos, unidos construiram um importante patrimonio material, e, uma descendencia representada por seus filhos, um patrimônio inestimável. A tradição da familia fica inacabavel com o nome de José de Andrade a rua em que residem e teem seu comercio. De parabens está a família inteira pela constribuição que dá ao desenvolvimento do nosso comercio. 

Esperança e Sua Vocação Para o Desenvolvimento Econômico


Fatos e Fotos que Fizeram a História de Esperança
 Cópia de Um Comunicado ao Presidente João Pessoa Pela Criação de Um Banco em Esperança
(Ano de 1.929)
Foto da Agencia do Antigo Banco Real em Esperança (Década de 70)

                           O Municipio de Esperança sempre teve uma inclinação, posso dizer mais precisamente, vocação para o desenvolvimento econômico. Na foto acima, constatamos que pouco tempo depois de sua emancipação política, os homens que estavam à frente dos negócios e dos destinos do municipio tomaram a iniciativa de criar um Banco - Banco Agro Comercial de Esperança.

                          O documento a que alude tal iniciativa foi assinado pelo cidadão Teotônio Tertuliano da Costa, então segundo prefeito da cidade, cujo comunicado fôra dirigido ao Presidente do Estado, Dr. João Pessoa, no dia 19 de agosto de 1.929, enfatizando a constituição da diretoria que ficou formada assim: Diretor Presidente: Teotonio Costa, Diretor Gerente, Manoel Rodrigues, Secretário, professor Salles de Albuquerque, e, ainda, como Conselho Fiscal: Lycerio de Almeida, Ignacio Rodrigues e Teotonio Rocha. Suplentes: Antonio Coelho, Francisco Bezerra e Sebastião Lima. Vogais: Severino Affonso, José Souto e Saturnino Alves Ferreira. Não se tem registro de que a referida entidade funcionou em que lugar desta cidade.

                         Mais tarde, no final da década de 50, foi instalado o Banco do Comercio de Campina Grande, nesta cidade, onde hoje funicona a Loja Veste Bem, na Av. Manoel Rodrigues de Oliveira. Era realmente o inicio de uma fase da historia econômica de Esperança.

                        Na Década de 70, foi instalado o antigo Banco Real, onde hoje funciona o BRADESCO, no Calçadão do centro da cidade, não indo muito longe, com a crise economica por que passava o País. Concomitantemente, foi instalada uma Agencia do Banco do Estado da Paraiba - PARAIBAN,  onde funciona o INSS. Hoje, Esperança está servida de três Agencias Bancárias: Brasil, Caixa Economica Federal e Bradesco.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Rua João Mendes - De Periferia a Centro Comercial valorizado.

Fatos e Fotos que Fazem a História de Esperança

 Rua Farmaceutico João Mendes - década de 70
 Rua Farmaceutico João Mendes - 2012
Rua Famaceutico João Mendes - Uma das Casas Comerciais Daquela Artéria - 2012

              A Periferia da cidade de Esperança, na década de 70, mais precisamente a rua Farmaceutico João Mendes, era uma das ruas mais pobres e de menor valor imobiliário da cidade. Na primeira foto acima, vemos a mencionada rua tomada pela lama, sem nenhum imóvel de valor economico ou comercial, intransitável, escura, distante de ser uma avenida residencial, de imóveis atrativos.

             Quarenta anos depois, vemos uma grande avenida, sendo, hoje, uma das melhores e maiores avenidas da cidade, com imóveis residenciais de bom porte, grandes casas comerciais, mercadinhos, boutiques, salões de beleza, igrejas, bares, lanchonetes, bastante iluminada, próxima de todo o centro comercial da cidade. Antigamente, uma rua apelidade de "Rua  da Lagoa". Hoje, uma das ruas mais valoreizadas da cidade de Esperança.

domingo, 2 de dezembro de 2012

O Rochedo da Capelinha - A Capelinha que Testemunha Tudo.


Fatos e Fotos que Fizeram a História de Esperança
 O Rochedo da Capelinha e Uma Visão da Cidade
A Capelinha e o Seu Rochedo Monumental


                            A historia de Esperança vista de cima de um rochedo, o rochedo que conta a sua história, a testemunha viva, silente, atravessando tempo.
 
                            O Rochedo da Capelinha presenciou e presencia ainda todas as mudanças da cidade. A única testemunha presencial de todos os fatos acontecidos em nossa cidade. Fatos tristes e saudosos, acontecimentos alegres, festivos, públicos vividos por toda a população esperencense.

                            Nascemos nesta terra olhando para esse monumento, sem nenhum diálogo, enquando que, o monumento nos testemunha tudo, do nosso berço à nossa maturidade, do nascimento à nossa despedida para a eternidade.

                            Com raras excessões, ouvimos alguém contar fatos, passagens de sua vida, travessuras da infância, aventuras de quando jovem, na busca de saciar desejos, inspirações e encontros. Encontros, até, com a natureza, na solidão de si mesmo, misturada com a solidão do rochedo. E continua varando o tempo. O tempo que não para, enquanto paramos diante dele.