sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Homenagem ao Cônego João Honorío de Melo ao Visitar Esperança - Década de 80.


Fatos e Fotos que Fizeram a História de Esperança
Foto de homenagem ao Pedre João Honório de Melo ao Visitar Esperança 
(década de 80)
Homenagem da Câmara Municipal  e do Prefeito de Esprança ao Ilustre Visitante.


                            Mais de trinta anos depois de sua saida de Esperança, o Cônego João Honorio de Melo, octogenário, visita Esperança, onde recebeu justas homenagens das autoridades constituidas.

                            As fotos acima demonstram a gratidão do povo de esperança, representado pelas autoridades, sendo, da esquerda para a direita, Monsenhor Manoel Palmeia da Rocha, o homenageado, quando recebia o título de cidadania esperancense, o prifeito odaildo Taveira, o Presidente da Câmara, Sr. Antonio Dias do Nascimento, e o vice- preeito, Dr. Nino Pereira ( Severino Ramos Pereira). A primeira foto está acrescentada dos cidadãos Antonio Gomes da Rocha (Antonio de Epitácio) e o Advogado João de Deus Melo.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

As Reformas da Igreja com a Administração do Cônego João Honório de Melo


Fatos e Fotos que Fizeram a História de Esperança
Foto do Cônego João Honório de Melo no Final de sua Administração na Paróquia de Esperança.
(Começo da Década de 50)

 Gruta de Nossa Senhora de Lourdes Construuida na Década de 40
As duas Faixadas da Igreja de Esperança - A Antiga e a Atual

                           As grandes reformas físicas do Templo da Igreja Católica em Esperança, foram iniciativas do Cônego João Honório de Melo, com grande esforço e dedicação.

                            Vemos que, na faixada antiga o templo não tinha o relógio em seu campanário e a altura da tôrre aumentou mais de dez metros, demonstrando que a frente da Igreja mudou totalmente.

                            Na foto acima, do Cônego João Honório de Melo é imagem de quando o mesmo saiu de Esperança, indo trabalhar em sua terra natal, Monteiro.- PB., onde faleceu.

A Igreja Matriz e Suas Reformas - O Administrador Pe. João Honório




Fatos e Fotos que Fizeram a História de Esperança

Foto de Padre João Honório de Melo ao Chegr a Esperança - (1.935)
Vista da Igreja Matriz de Esperança com a Fixada Antiga até os Anos 40

                     
                       A nossa cidade de Esperança, desde os primeiros dias de sua emancipação política vem sofrendo mudanças fisicas, sociais, culturais e econômicas. Com a chegada do Padre João Honório de Melo, a Igreja de Esperança começou a ter novo impulso e sinais de renovação, quanto à sua estrutura física e aumento de sua capacidade de acolhimento dos fieis. Sinal, também, de desenvolvimento, não apenas material, mas espiritual, sob a orientação do novo administrador paroquial.

                      Vê-se nas fotos acima, emprimeiro plano, a figura do Padre que acabava de chegar a esta cidade, no ano de 1.935, ainda jovem, vindo da cidade de João Pessoa. O jovem padre era filho natural de Monteiro, PB. Austero, de voz retumbante, severo nas pregações, enérgico nas suas decisões.

                      No começo da década de 40, tomou a iniciativa das grandes reformas que considerava urgentes e necessárias, para o desenvolvimento dos seus trabalhos religiosos. Fez a nova faixada da Igrreja, aumentando e mofificandotoda a estrutura da tôrre do templo, inclusive, em seu campanário, o sino e o relógio, até hoje, essenciais à vida da comunidade. Toda essa reforma foi concluida na segunda metade da década de 40.

                     Em segundo plano, na foto de baixo, notamos a Casa Parouial já edificada, com a estrutura que se apresenta hoje, sofrendo alumas reformas cosideradas essenciais. Avistamos o Edificio da Prefeitura Municipal, O ANTIGO SOBRADO DE PROPRIEDADE DO SR. Manoel Cândido, o patgriarca da família Cândido,  e, antigas casas residenciais, sendo a primeira, de propriedade do Sr. Juvino Brandão, ainda hoje com a mesma estrutura e, em seguida, a antiga casa do Sr. Manoel Adeliano, onde hoje está edificado o POLIEDRO HOTEL. (Dados esses colhidos do Gloguer História Esperancense).

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

O Apôio de Esperança à Revolução de 1964 - Manifestação Cívica

Fatos e Fotos que Fizeram a História de Esperança

Manifestação Cívica em Homenagem à Revolução de 1964.
Da esquerda para a direita: Por trás do militar, o vereador Antonio Gomes da Rocha (Antonio de Epitácio), Francisco Souto Neto - Chico Souto - (então Deputado Estadual), Luiz Martins de OLiveira (prefeito), José Alexandre, veredor Antonio Roque dos Santos (Michelo), comerciante João Aciole Bonfim, e, ainda, por trás do prefeito, Dorgival Belarmino da Costa.


                           Um momento da historia brasileira, em que Esperança se inseriu, fazendo uma demonstração de apôio ao movimento revolucionário de 31 de março de 1.964, em que derrubou o Governo de João Goulart, então presidente da república em exercício, substituindo o ex-presidente Jânio Quadros, que havia renunciado ao seu mandato.

                           A manisfestação acima vista na foto, desfilando pelas ruas principais da cidade, com a presença de um pelotão do exército, a Banda de Música do Exercito, foi liderada pelo Pe. Palmeira, em que convocou toda a população para participar do evento. O exército brasileiro foi aplaudido pela massa alí presente, sendo, pois, um dia de festa na cidade.

                          Nota-se ainda que dezenas de cartazes foram postos em punho pelos habitantes da cidade, com frases de repúdio ao comunismo e de apôio à bravura do exército brasileiro.


domingo, 21 de outubro de 2012

O Ex-Deputado Chico Souto em Uma das Suas Visitas a Esperança


Fatos e Fotos que Fizeram a História de Esperança
Foto em que se focaliza uma das visitas de Chico Souto a Esperança
(foto da década de 80)

                          Esperança teve o seu primeiro deputado estadual, na décda de 50, um filho da terra  que surgiu para fazer uma renovação política, ao mesmo tempo em que nascia um representante politico, na esfera estadual, para defender os interesses do municipio.
                         
                         Daí em diante, o eleitorado esperancense não soube mais votar em candidatos de fora, pois, Esperança já contava com um número de eleitores suficiente para eleger um deputado estadual.

                        Chico Souto era o dono do único Cartorio de Esperança - O CARTORIO SOUTO - de Francisco Souto Neto. Era filho do comerciante José Souto e de dona Olimpia Souto.

                        Na foto acima, na década de oitenta, flagra-se a presença do mesmo em uma solenidade no nosso município, ao lado do então prefeito Severino Ramos Pereira, Dr. Nino, como era popularmente conhecido, avistando-se, ao centro da foto, o comerciante e saudoso José Caetano da Silva, o mais antigo panificador de Esperança.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Grupo Escolar Irineu Jofilly - Primeiro Prédio Público Estadual em Esperança


Fatos e Fotos que Fizeram a História de Esperança

Decreto de Doação do Terreno ao Estado para a Construção do Grupo Escolar Irineu Jofilly
(Decreto nº 6, de 12 de junho de 1931)

Foto Antiga do Grupo Escolar Irineu Jofilly -Década de 30

                                
                                 Se fizermos uma pesquisa mais acurada sobre a história dos prédios públicos de Esperança, iremos constatar que os seus terrenos foram doados pela prefeitura, através de processo de desapropriação por utilidade pública.

                                 Apesar de ser o mais antigo prédio público estadual existente em Esperança, o municipio de Esperança teve que desapropriar e doar o terreno em que é edificada aquela escola estadual que, por sinal, é a primeira escola estadual instalada em nossa cidade, na década de 30. Pelo Decreto acima, o terreno mede 60x100 (sessenta metros de largura e 100 metros de comprimento, de ambos os lados, adquirido de um cidadão chamado João Coelho de Lemos, cujo terreno é localizado no centro da cidade, mais precisamente na rua Professor Juviniano Sobreira.

                                A mencionada Escola Estadual é totalmente reformada, de ensino fundamental e médio, tendo à sua frente, a Praça Dorvigal Belarmino da Costa, sem ter mais o paredão que a cercava, isolando-a totalmente, como era o antigo projeto.  

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

A Farmácia de Pedro Mendes - O Posto Médico de Esperança Durante Décadas


Fatos e fotos que Fizeram a História de Esperança

Foto do Antigo Prédio da Farmácia São Pedro


                                A Farmácia São Pedro, de Pedro Mendes de Andrade, farmaceutico antigo, filho de outro farmaceutico, João Mendes de Andrade, prédio esse situado na avenida central de Esperança, rua Manoel Rodrigues de Oliveira, 52, o endereço certo, por muitas décadas, de toda a população urbana e rural do município, na busca de alívio e alento para suas dores.

                                A Farmácia São Pedro serviu de ambulatório médico, posto médico, para todo o municipio, quando Esperança não tinha atendimento médico-hospitalar público, nem particular. Pedro Mendes era o médico, o enfermeiro, o consultor popular de todos, a toda hora do dia ou da noite. Era farmaceutico por formação, manipulava remédio e vendia até a pessoas de outras cidades.

                                O que facilitava bastante o atendimento era que o farmaceutico residia no mesmo prédio, onde faleceu.

                                Posterior à morte de Pedro Mendes, ficou o seu cunhado, Nelson Andrade de Oliveira, mais popularmente conhecido como "Nelson da Farmácia", onde fez atendimento até a sua morte, na década de 90, vítima de acidente de trânsito, na rodovia que liga Esperança a Campina Grande.

                               Hoje, o antigo prédio não existe mais, pois, foi demolido para a implantação de uma grande empresa, como todos sabem. 

                              

O Primeiro Alistamento Eleitoral de Esperança - 1.929


  
Primeiro Alistamento Eleitoral em Esperança - Século Passado - 1.929


                            No século passado, mais precisamente no ano de 1.929, o Governo do Estado, sob a administração do Dr. João Pessoa Cavalcante de Albuquerque, então presidente do Estado da Paraiba, enviou oficio-circular aos municipios, no sentido de que fosse realizado o alistamento eleitoral, tendo em vista as eleições para o governo do Estado. Deduz-se, pelo contexto do documento, que o governo queria reforçar a base eleitoral de seu partido em todo o Estado, pela Chapa Liberal.

                               O documento acima tata-se de uma resposta, por meio de oficio do prefeito municipal, datado de 28 de agosto de 1.929, demonstrando o interesse do gestor no atendimento à solicitação do Governo, porém, fazendo ver as dificuldades por que passava a Prefeitura em fazer o deslocamento, por todo o município, alegando a distância e a falta de meios e recursos para tal fim. Ainda devemos observa outro detalhe imprescindível é que, na naquela época, havia maioria da população analfabeta e residente na zona rural, contando com os povoados de Areial e Montadas, vez que, o municipio era essencialmente agrícola.  Fica o registro, pois, do primeiro alistamento eleitoral deste município.

 

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Os Primeiros Cargos de Confiança da Prefeitura de Esperança eram de Areial

Fatos e Fotos que Fizeram a História de Esperança

Cópia da Portaria de Nomeação de Cargos Importantes no Povoado de Areial - 1.934


                 Quando Esperança foi emancipada, começou a procurar os meios de sobrevivência próprios, tanto na legislação que começara a editar sobre os assuntos de interesse do novo municipio, como criar cargos para fazer a máquina administrativa funcionar, dentro dos seus limites e dos seus poucos recursos financeiros.
                 
                 O Ato administrativo acima é um dos que se evidenciaram, em virtude da escolha de pessoas para oparem cargos de confiança e de alta importancia para a gestão municipal. A Portaria acima é oriunda do segundo mandato de prefeito municipal, que estava sendo ocupado pelo sr. Teotonio Tertuliano da Costa. O Ato acima a que me refiro é a Portaria de nº 47, de 30 de junho de 1.934.

                 Um detalhe interessante a ser observado é a falta de gente qualificada de dentro da propria cidade, para ocuparem cargos de confiança e de alta importancia para a administração. Não havia outra alternativa, senão escolher pessoas do proprio povoado de Areial. Entre as pessoas que se destacavam na época, eram membros da família Donato, naturalmente, de destaque social e de influencia no meio da comunidade.

                 Então fôra nomedo o Sr. Epitácio Donato para exercer, cumulativamente, os cargos de Fiscal e de Procurador daquele povoado. Subtendemos que o cidadão ora nomeado deveria ser um representante da prefeitura de Esperança, para resolver não somente assuntos ligados à administração, como, também, arrecadar fundos, isto é, impostos e tarifas, para o erário municipal. Deduz-se, mais uma vez, que a família Donato, além de ser uma das mais antigas, influentes e mais conhecidas daquela Comunidade Areialense, é, também, uma das maiores em quantidade de membros. 

O América, Sua Glória e Suas Fases Negras


Fatos e Fotos que Fizeram a História de Esperança
Foto do Time do América Posterior ao Profissionalismo (década de 60)



                           O América Futebol Clube passou por fases de glória, dentro de sua primeira década de existência, e, posteriormente, na década de 60, passando para o futebol profissional, enfrentando diversas equipes de futebol de outros Estados, entre elas, o ABC e o América de Natal, O Nautico, o Ferroviário, o América de Recife, sem se falar nas grandes equipes do futebol paraibano, como sejam: Botafogo e Autoesporte da Capital, Treze, Campinense, Souza, Nacional de Patos.

                          Veio a fase negra e o descaso para com o América, voltando ao amadorismo, sem apôio da torcida, sem apôio da sociedade local, sem recursos.

                          Vê-se na foto acima a formação do América, de pé, da esquerda para a direita: Edmilson Nicolau como membro da diretoria, Lêla, Zazá, Griu, Birú, Odaildo, Berto Anízio e o Pesidente do América, Sr. Franklin Dantas. Agachados: Da esquerda para a direita, Chico Pata, Pedro Cacuruta, Babil, Pretinho e Damião.

                          De lá para cá, muitas outras escalações existiram e cada vez mais o América desaparecendo do cenário futebolístico paraibano. O descaso foi literal, até atingir a parte física e patrimonial da Entidade, o Estádio em completo abandono. Hoje, não sabemos nem qual é a escalação do América atualmente, nem se o time existe. Lamentavelmente.