segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Juri Simulado - Uma Atividade Escolar que Não Está Mais em Voga

Fatos e Fotos que Fizeram a História de Esperança

Foto de Um Juri Simulado Realizado por Estudantes de Esperança - (década de 60)

                As Escolas de Esperança, principalmente o nosso antigo Ginásio Diocesano, faziam, ao final do ano letivo, um juri simulado, enfocando temas da atualidade ou da história do Brasil, com o objetivo de despertar a prática do civismo. Vale lembrar que, uma das disciplinas adotadas dentro da grade curricular dos ídos anos 50 e 60, a Educação Moral e Cívica, extinta pela reforma do ensino, na década de 70, era a que mais se dedicava à prática daquela atividade.

                 Todos se interessavam pela atividade, não só com a intensão de aprender, mas, querendo ganhar uma boa nota, para reforçar a média final. Os alunos pediam emprestadas as becas do Forum local, a urna, para depositar os votos do julgamento do tema, bem como, havia aquele que fazia o papel de promotor de justiça, de juiz e o defensor, desempenhando o papel de advogado de defesa. Um policial era convidado para fazer parte do Juri, como se vê na foto acima.

                  Note-se que, pelo interesse dos alunos, aqueles que iam representar as funções do Juri, compareciam bem vestidos, de palitó e gravata, para dar um cunho de seriedade. Todo o restante do alunado da escola fazia parte da assembleia, como assistentes e representantes da sociedade. Essa atividade extra-classe era realizada no salão nobre do Colégio ou no Salão Paroquial.

Um comentário:

  1. Dr. João,

    Uma iniciativa que não se vê mais hoje em dia; acredito que esta atividade contribuía muito para a formação do alunado no seu aspecto educacional e intelectual. Mas será que desta turma saiu algum juiz, advogado ou promotor? Seria interessante investigar.
    Parabéns pela matéria e pelo blog.

    Att.

    Rau Ferreira
    Blog HE

    ResponderExcluir