terça-feira, 6 de novembro de 2012

A Praça da Televisão


Fatos e Fotos que Fizeram a História de Esperança
 Praça Antonio Bezerra na Década de 70 - (Praça da Televisão)
A Mesma praça Antonio Bezerra Atualmente

                            A Praça Antonio Bezerra, situada nas imediações da rua Matias Fernandes, conhecida popularmente por "Praça da Televisão". Em Esperança, o povo se encarrega de colocar apelidos nas praças e ruas da cidade, apelidos esses que se eternizam. A Praça Antonio Bezerra, antes de sua existencia, era um espaço morto, sem vitalidade, sem nenhuma atração para a população ou para os seus habitantes. Apenas algumas casinhas humildes eram edificadas naquela localidade. A Prefeitura resolveu vitalizar o espaço, construindo uma pequena praça e, nela, colocando um televisor preto e branco, para a população carente, à noite, ter um espaço de lazer.

                             Com isso, a praça passou a ser conhecida como A Praça da Televisão. Aos poucos, foi perdendo o objetivo. Todo mundo começou a comprar um televisor para suas casas. Resultado: A Praça da Televisão caiu em desuso, o televisor preto e branco ficou superado. A Pracinha sofreu mais de uma reforma, como vemos acima, nas duas fotos. A primeira com o espaço para o televisor. A segunda reformada, sem televisor.
                         

2 comentários:

  1. Dr. João,

    Como é bom lembrar da PRAÇA DA TELEVISÃO. Quando menino, também não tinha TV em casa; havia duas alternativas, assistir pela janela de D. Zefinha (uma senhora que tinha um restaurante na rua do Sertão), ou aproveitar aquele serviço público. Ali, um pouco adiante, meu avô tinha uma "salgadeira". A casa me parece que foi derrubada, era um estilo meio que colonial que lembrava os velhos armazéns do império.
    Parabéns, e obrigado por lembrar-nos este fato de nossa história.

    Att.

    Rau Ferreira
    Blog HE

    ResponderExcluir
  2. Ao amigo Dr.João de Patrício.
    Diz o ditado: recordar é viver, na antiga rua do Prado hoje Alfredo Régis, existia apenas dos televisores e a noite o encontro acontecia na residência do senhor Antonio Dias, saudosa memória, tive oportunidade de assistir o homem pousando na lua, alguns capítulos da novela irmãos corragem e a melhor de todas a copa de 70.

    João Raimundo Neto.

    ResponderExcluir