terça-feira, 2 de outubro de 2012

Os Primeiros Cargos de Confiança da Prefeitura de Esperança eram de Areial

Fatos e Fotos que Fizeram a História de Esperança

Cópia da Portaria de Nomeação de Cargos Importantes no Povoado de Areial - 1.934


                 Quando Esperança foi emancipada, começou a procurar os meios de sobrevivência próprios, tanto na legislação que começara a editar sobre os assuntos de interesse do novo municipio, como criar cargos para fazer a máquina administrativa funcionar, dentro dos seus limites e dos seus poucos recursos financeiros.
                 
                 O Ato administrativo acima é um dos que se evidenciaram, em virtude da escolha de pessoas para oparem cargos de confiança e de alta importancia para a gestão municipal. A Portaria acima é oriunda do segundo mandato de prefeito municipal, que estava sendo ocupado pelo sr. Teotonio Tertuliano da Costa. O Ato acima a que me refiro é a Portaria de nº 47, de 30 de junho de 1.934.

                 Um detalhe interessante a ser observado é a falta de gente qualificada de dentro da propria cidade, para ocuparem cargos de confiança e de alta importancia para a administração. Não havia outra alternativa, senão escolher pessoas do proprio povoado de Areial. Entre as pessoas que se destacavam na época, eram membros da família Donato, naturalmente, de destaque social e de influencia no meio da comunidade.

                 Então fôra nomedo o Sr. Epitácio Donato para exercer, cumulativamente, os cargos de Fiscal e de Procurador daquele povoado. Subtendemos que o cidadão ora nomeado deveria ser um representante da prefeitura de Esperança, para resolver não somente assuntos ligados à administração, como, também, arrecadar fundos, isto é, impostos e tarifas, para o erário municipal. Deduz-se, mais uma vez, que a família Donato, além de ser uma das mais antigas, influentes e mais conhecidas daquela Comunidade Areialense, é, também, uma das maiores em quantidade de membros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário