quarta-feira, 3 de outubro de 2012

O Primeiro Alistamento Eleitoral de Esperança - 1.929


  
Primeiro Alistamento Eleitoral em Esperança - Século Passado - 1.929


                            No século passado, mais precisamente no ano de 1.929, o Governo do Estado, sob a administração do Dr. João Pessoa Cavalcante de Albuquerque, então presidente do Estado da Paraiba, enviou oficio-circular aos municipios, no sentido de que fosse realizado o alistamento eleitoral, tendo em vista as eleições para o governo do Estado. Deduz-se, pelo contexto do documento, que o governo queria reforçar a base eleitoral de seu partido em todo o Estado, pela Chapa Liberal.

                               O documento acima tata-se de uma resposta, por meio de oficio do prefeito municipal, datado de 28 de agosto de 1.929, demonstrando o interesse do gestor no atendimento à solicitação do Governo, porém, fazendo ver as dificuldades por que passava a Prefeitura em fazer o deslocamento, por todo o município, alegando a distância e a falta de meios e recursos para tal fim. Ainda devemos observa outro detalhe imprescindível é que, na naquela época, havia maioria da população analfabeta e residente na zona rural, contando com os povoados de Areial e Montadas, vez que, o municipio era essencialmente agrícola.  Fica o registro, pois, do primeiro alistamento eleitoral deste município.

 

Um comentário:

  1. Um observação, em 1929 Montadas ainda pertencia a Campina Grande, sendo seu território doado ao município de Esperança apenas em janeiro de 1944.

    ResponderExcluir