segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Grupo Escolar Irineu Jofilly - Primeiro Prédio Público Estadual em Esperança


Fatos e Fotos que Fizeram a História de Esperança

Decreto de Doação do Terreno ao Estado para a Construção do Grupo Escolar Irineu Jofilly
(Decreto nº 6, de 12 de junho de 1931)

Foto Antiga do Grupo Escolar Irineu Jofilly -Década de 30

                                
                                 Se fizermos uma pesquisa mais acurada sobre a história dos prédios públicos de Esperança, iremos constatar que os seus terrenos foram doados pela prefeitura, através de processo de desapropriação por utilidade pública.

                                 Apesar de ser o mais antigo prédio público estadual existente em Esperança, o municipio de Esperança teve que desapropriar e doar o terreno em que é edificada aquela escola estadual que, por sinal, é a primeira escola estadual instalada em nossa cidade, na década de 30. Pelo Decreto acima, o terreno mede 60x100 (sessenta metros de largura e 100 metros de comprimento, de ambos os lados, adquirido de um cidadão chamado João Coelho de Lemos, cujo terreno é localizado no centro da cidade, mais precisamente na rua Professor Juviniano Sobreira.

                                A mencionada Escola Estadual é totalmente reformada, de ensino fundamental e médio, tendo à sua frente, a Praça Dorvigal Belarmino da Costa, sem ter mais o paredão que a cercava, isolando-a totalmente, como era o antigo projeto.  

2 comentários:

  1. QUERIDO JOÃO DE PATRÍCIO
    Como foi bom vê-lo por essa mídia.
    Parabéns por resgatar a memória de Esperança.
    JOAO CLEIDO ATAIDE MONTEIRO
    jocleido@uai.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Cleido, quanto tempo! Alegro-me também por encontrá-lo inesperadamente. Estou fazendo o resgate de fatos da nossa historia, salvaguardando a memoria de Esperança e dos vultos que por aqui passaram. Agradeço a participação neste bloguer.

      Excluir