quinta-feira, 25 de outubro de 2012

A Igreja Matriz e Suas Reformas - O Administrador Pe. João Honório




Fatos e Fotos que Fizeram a História de Esperança

Foto de Padre João Honório de Melo ao Chegr a Esperança - (1.935)
Vista da Igreja Matriz de Esperança com a Fixada Antiga até os Anos 40

                     
                       A nossa cidade de Esperança, desde os primeiros dias de sua emancipação política vem sofrendo mudanças fisicas, sociais, culturais e econômicas. Com a chegada do Padre João Honório de Melo, a Igreja de Esperança começou a ter novo impulso e sinais de renovação, quanto à sua estrutura física e aumento de sua capacidade de acolhimento dos fieis. Sinal, também, de desenvolvimento, não apenas material, mas espiritual, sob a orientação do novo administrador paroquial.

                      Vê-se nas fotos acima, emprimeiro plano, a figura do Padre que acabava de chegar a esta cidade, no ano de 1.935, ainda jovem, vindo da cidade de João Pessoa. O jovem padre era filho natural de Monteiro, PB. Austero, de voz retumbante, severo nas pregações, enérgico nas suas decisões.

                      No começo da década de 40, tomou a iniciativa das grandes reformas que considerava urgentes e necessárias, para o desenvolvimento dos seus trabalhos religiosos. Fez a nova faixada da Igrreja, aumentando e mofificandotoda a estrutura da tôrre do templo, inclusive, em seu campanário, o sino e o relógio, até hoje, essenciais à vida da comunidade. Toda essa reforma foi concluida na segunda metade da década de 40.

                     Em segundo plano, na foto de baixo, notamos a Casa Parouial já edificada, com a estrutura que se apresenta hoje, sofrendo alumas reformas cosideradas essenciais. Avistamos o Edificio da Prefeitura Municipal, O ANTIGO SOBRADO DE PROPRIEDADE DO SR. Manoel Cândido, o patgriarca da família Cândido,  e, antigas casas residenciais, sendo a primeira, de propriedade do Sr. Juvino Brandão, ainda hoje com a mesma estrutura e, em seguida, a antiga casa do Sr. Manoel Adeliano, onde hoje está edificado o POLIEDRO HOTEL. (Dados esses colhidos do Gloguer História Esperancense).

Nenhum comentário:

Postar um comentário