terça-feira, 18 de setembro de 2012

O Mobral em Esperança - Década de 70


Fatos e Fotos que Fizeram a História de Esperança
FOTO DE ENTREGA DE DIPLOMAS DO MOBRAL
CAOBE -1972
              No inicio da década de 70, o governo federal iniciou um movimento para eliminar o analfabetismo no Brasil - Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL).

               Na foto acima, vemos a mesa composta por autoridades locais, iniciando da esquerda para a direita: João de Patricio, presidente local do Mobral, Assis Diniz, locutor, Antonio de Pádua Tôres, então Secretário de Administração da Prefeitura, Dr. Nino Pereira, Odaildo Taveira, Luiz Martins de Oliveira e outras autoridades que ficaram fora da foto. Vale salientar que o prefeito da época era o Sr. Antonio Coelho Sobrinho.

             Centenas de pessoas adultas eram alfabetizadas anualmente, envolvendo todos os habitantes de todo o municipio, usando metodologia própria, salientando que as aulas funcionavam à noite, tanto na Zona Rural, como na Zona Urbana. As salas de aula podiam funcionar em qualquer lugar, salões, residências, garagens desocupadas, escolas públicas ou particulares. Havia treinamento para as pessoas que quisessem ser monitoras do Mobral, percebendo uma gratificação mensal. A Comissão do Mobral, em cada município, era composta de um presidente, um secretário, um supervisor escolar. O Movimento foi extinto pelo governo subsequente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário