sábado, 1 de setembro de 2012

O Desfile de Sete de Setembro - Década de 60

Fatos e Fotos que Fizeram a História de Esperança


Desfile do Dia 07 de Setembro (Início da Década de 60)

                                      Esperança nunca deixou de comemorar as datas cívicas brasileiras, com festa e desfiles das escolas da cidade pelas ruas principais.
                                      Vê-se na foto acima que a Praça da Cultura ainda não existia. O desfile iniciava-se pela manhã, logo cedo, saindo do Ginásio Diocesano, encaminhando-se ao Largo da Matriz,  para a celebração religiosa, a Missa Solene Campal. Era um verdadeiro dia de festa emocionante. Nós que estudavamos no Ginásio Diocesano, o único Colegio de nossa cidade, na época, preparávamos para o desfile, com farda de gala, obrigatória. A farda era composta de camisa branca de mangas compridas (camisa social), gravata azul marinho, calça azul marinho, sapato social preto, meias brancas. A camisa não era qualquer camisa branca social, pois, tinha que ser a camisa da farda, com o emblema do Ginásio, no bolso esquerdo.

                                      Havia o respeito ao desfile, como obrigação cívica. Havia escolha dos alunos mais comportados em sala de aula, para participarem do pelotão principal e daqueles que iriam conduzir as Bandeira Nacional, da Paraiba e a do colégio. Eram chamados de porta-bandeiras. Vale salientar que, na década de 60, ainda não existia a bandeira do municipio.

                                     Os Policiais eram obrigados, também, a acompanharem o desfile com fardas de gala. Logo após a missa, havia o hasteamento da Bandeira Nacional em frente à Igreja e, posteriormente, o desfile pelas principais ruas da cidade. O desfile era exlusivo para as escolas. Em primeiro lugar, desfilava o Ginásio Diocesano com sua Banda Marcial, que conduzia todo o desfile. Posteriormente, o desfile do dia sete de setembro passou a ser à tarde, com inovação de pelotões de educação física femininos e masculinos e paticipação de outras bandas marciais de outras cidades.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário