terça-feira, 11 de setembro de 2012

A Praça da Cultura - Vida ao Espaço que era Vazio


Fatos e Fotos que Fizeram a História de Esperança
 Foto do Antigo Ginásio Diocesano (espaço vazio até a década de 70, sem a praça)
Foto posterior à construção da Praça da Cultura (década de 80)

                 A foto acima, em preto e branco, nos traz à memoria o espaço vazio que existia em frente ao Ginásio Diocesano. Espaço nunca frequentado. Durante o verão, a poeira, o sol causticante. Durante a noite, um luar sereno, frio, solidão, o sibilar do vento e a escuridão dominavam o ambiente. No inverno, a lama, o frio orripilante, dia e noite. Isso demorou até o final dos anos 70. Vê-se, também, que a foto foi tirada ao anoitecer, pois, as lâmpadas estavam acesas.

                 Alí, para os estudantes que estudavam à noite, o medo  acompanhava os passos de quem frequentava aquela escola. Era comum a ausência dos alunos na última aula da noite. No inverno fugiam do frio, da escuridão e do medo. No verão, fugiam da aula para irem ao cinema, única opção de diversão na vida noturna da cidade.

                A Praça da Cultura surgiu, dando nova vida àquele espaço. Os casais de jovens namorados queimavam a aula para se encontrarem na Praça. No projeto da Praça, vemos que existia espaço de todos os lados para a circulação de veículos. Finalmente, aquele espaço estava urbanizado. Ficou denominada de Praça da Cultura Francisco Souto Neto, em homenagem ao ex-deputado filho da terra.

                Do lado esquerdo da foto, vemos o prédio que foi edificado, para funcionar a biblioteca pública municipal, posteriormente, foi instalada no mesmo local, a Secretaria de Educação e Cultura do município.

                

5 comentários:

  1. Boa tarde João, tudo bem, o blog está ótimo, tenho gostado das postagens, estou meio sem jeito de pedir-te um favor, meu primo e minha irmã irão batizar minha sobrinha-neta, mas o Padre daqui pediu um documento de batismo deles, caso contrário a bebê não poderá ser batizada, fiz uma busca na net e achei a página da Paróquia N.S.do Bom Conselho, minha tia diz que batizou ele/ela, na igreja Central de Esperança, acredito eu que seja essa, mandei duas mensagens pela pagina de contato do site deles tem aproximadamente um mês e até agora não obtive resposta, seria possível você conseguir o endereço eletrônico da igreja pra que eu possa solicitar os tais documentos, me perdoe o abuso, mas não consigo de outra forma, se não tiver condições, entenderei perfeitamente, desde agora já te agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Midian, boa tarde. São necessários os seguintes dados, para a expedição do documento para o batismo do bebê: Os nomes dos pais,se são casados aqui na paróquia de Esperança,em que ano, casaram se a criança já é registrada. Procurarei a Secretaria da Paróquia para saber o que mais é necessário. Em breve, darei noticias.

      Excluir
    2. Boa noite João, tudo bem? você deve estar me achando muito abusada, me desculpe, mas minha tia é muito católica e está preocupada pela netinha ainda não ter sido batizada.Minha irmã Miriam será a madrinha e meu primo José de Arimateia, tio da bebê, será o padrinho,quando entrei em contato através do site,pelo contato, já fiz por duas vezes, até agora não obtive reposta, informei os nomes e a filiação, e pedi informações sobre custos, pois isso na minha opinião se resolve fácil, eu faria o depósito na conta da igreja. Meu email é myllenarts@gmail.com, e mais um vez me perdoe pelo transtorno. Muito obrigada.

      Excluir
    3. Aguarde resposta, como já afirmei. Tenho grande prazer em servir no que for possível.

      Excluir
    4. Bom dia João, desde já muito obrigada. Abraços.

      Excluir