quarta-feira, 26 de setembro de 2012

A Banda de Música de Esperança Nasceu sem Tocar Nada


Fatos e Fotos Que Fizeram a História de Esperança

Foto da Primeira Formação da Banda Filarmônica de Esperança
(Foto da década de 70)

                               Esperança sempre gerou talentos para a arte e a música, de modo geral. Presenciamos a cada dia a aparição de filhos de Esperança fazendo sucesso na música popular e no domínio de instrumentos musicais, sem nenhuma aprendizagem em escola específica. Quando assistimos a esse fato, costumamos dizer que fulano aprendeu de ouvido. Temos vários exemplos em nossa cidade. Podemos mencionar os talentos musicais dentro de determinadas famílias que começam a tocar instrumentos musicais, desde a infância. A família TAMBÔ, mais popularmente conhecida entre nós, todos nascidos no Sitio Cinzas de nosso município e dotados do dom musical.

                            A Banda de Música de Esperança estreou os seus primeiros componentes sem nenhuma instrução musical. Desfilou pela primeira vez nas ruas da cidade, sem tocar nada, em silêncio, no ano de 1973. Foi criada pela Lei nº 254 de 02 de junho de 1973, com a denominação de Banda Filarmônica Municipal. Mas tarde, no ano de 2006, foi denominada de Banda Filarmônica 1º de Dezembro Luiz Martins de Oliveira, pela Lei Municipal nº 1.201 de 09 de novembro de 2006, em homenagem ao seu fundador, o Prefeito Luiz Martins de Oliveira.

                          Na foto acima, verificamos que a Banda de Música era regida pelo Maestro João Veríssimo, vindo de Pocinhos para Esperança, onde fixou residência até a sua morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário