terça-feira, 24 de julho de 2012

Termo de Compromisso de Teotônio Tertuliano da Costa.



FATOS E FOTOS QUE FIZERAM A HISTORIA DE ESPERANÇA


O segundo cidadão esperancense a ser escolhido para assumir os destinos administrativos da cidade de Esperança foi o comerciante Teotônio T. da Costa, iniciando o seu mandato no dia 09 de fevereiro de 1.929, no edifício do passo do Conselho Municipal, perante o presidente do Conselho, o Sr. José de Araujo Souto e, no mesmo ato, prestou o compromisso de Vice-Prefeito o sr. Ignacio Rorigues de Oliveira, cujo termo de compromisso foi lavrado pelo secretário do Conselho, o Sr. Teotônio Cerqueira da Rocha.
 No mesmo dia o novo prefeito enviou o Ofício de nº 04/29, dirigido ao Sr. Dr. João Pessoa Cavalcanti e Albuquerque, então presidente do Estado da Paraiba. Da mesma forma, comunicou, por Ofício de nº05/29, ao Secretário Geral do Estado, o Dr. José Américo de Almeida.

Como primeiro Ato administrativo da sua gestão, foi providenciar os serviços de conservação e construção das estradas de rodagens, comunicando esse ato ao presidente do Estado.

Por Decreto de nº 06, de 12 de junho de 1.931, fez doação do terreno ao Estado, para construção da primeira escola estadual do município, um grupo escolar, cujo terreno de 60m de frente e 100m de fundos, pertenceu ao sr.João Coelho de Lemos. Trata-se do Grupo Escolar Irineu Jofylli, situado na Rua Juviniano Sobreira, desta cidade.

No dia 02 de novembro de 1932, nomeou o cidadão Thomaz Firmino do Nascimento, para o cargo arrecador de imposto de uma das feiras da cidade. Vale salientar que o referido cidadão era conhecido popularmente como "Tomaz Gavião", patriarca de uma enorme família deste município.

O mandato do Sr. Teotonio Tertuliano da Costa terminou no ano de 1934.
Vale salientar que, hoje, existe uma rua com o seu nome, a que fica por traz do Supermercado Super Esperança, antigo Supermercado Boa Esperança.



3 comentários:

  1. Resumo administrativo da segunda gestão municipal, com indicação dos principais serviços prestados pelo então prefeito Theotônio Tertuliano da Costa. Vale o registro do vice, que me era desconhecido. Cumpre destacar, finalmente, que na época exercia o cargo de prefeito-interino o Sr. Manuel Francisco Firmeza, secretário da prefeitura; e que o ato foi assistido por seis conselheiros municipais (vereadores), eleitos na administração de Manoel Rodrigues, e a ata foi lavrada por José Coêlho da Nóbrega, pai de Vitória Régia.

    Att.

    Rau Ferreira

    ResponderExcluir
  2. Caríssimo Dr. João B. Bastos,

    Parabéns pelo belo trabalho de resgate que vens desempenhando a frente deste diário; o município agradecido louva a sua iniciativa, que restará gravada na internet para as gerações futuras.

    ResponderExcluir
  3. Agradeço os elogios e o acompanhamento atento ao que publico. Com certa o secretário a que você faz alusão no comentário é Manoel Simplício Firmeza, que era casado com uma tia de Dr. Antonio de Pádua Tôrres, Dona Júlia. Em breve, farei o comentário sobre o dito cidadão.

    ResponderExcluir